sábado, 17 de maio de 2008

Blogs e vídeos online ganham terreno aos media tradicionais

Os utilizadores da Internet de todo o mundo consomem cada vez mais blogs e vídeos online em detrimento de informação dos meios tradicionais de comunicação, de acordo com um estudo da Universal McCann divulgado na quarta-feira.

O "Wave 3", o terceiro estudo sobre as tendências dos media sociais no universo global dos meios de comunicação da Universal McCann, reuniu, durante o mês de Março, as opiniões de 17 mil internautas de 29 países, entre os quais não se encontra Portugal, informa a Lusa.

Do universo total de inquiridos, os resultados indicam que 83% dos cibernautas vê vídeos online - uma subida de 21% face aos resultados do estudo de 2007 -, 78% acompanha blogs e 57% pertence a uma rede social.

O número de criadores de blogs já atingiu os 184 milhões a nível mundial, com conteúdos concentrados na vida pessoal e família, refere o estudo.

A maior população de bloggers do mundo encontra-se na China, onde 42 milhões de utilizadores da Internet escrevem online, um valor superior à soma dos Estados Unidos com a Europa.

Os podcasts são ouvidos por 48% dos utilizadores e 39% recorre a feeds RSS para acompanhar as notícias.

No estudo foram incluídos países da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), da América central e do Sul (México e Brasil), da Europa (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Rússia, Suíça, Reino Unido, República Checa, Roménia e Turquia) e da Ásia e Oceânia (Austrália, China, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Índia, Japão, Paquistão e Taiwan).

Com Lusa

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TD, 2008/05/01

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