segunda-feira, 29 de junho de 2009

Blog da Folha: Circuito Integrado

http://circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_20_19_02-126780737-0

Planalto deve lançar em um mês blog para Lula

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Palácio do Planalto deve lançar em um mês um blog para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo do blog, segundo o governo federal, é oferecer informações sobre o Poder Executivo para os leitores que têm como principal fonte de informação a internet.

Reportagem da Folha afirma que a data de lançamento do blog depende, ainda, de o governo achar o tom ideal dessa linguagem e se familiarizar com a mídia. Assessores de Lula, no entanto, confirmam que o blog deve ser oficialmente lançado em julho.

O pedido partiu de Lula em dezembro, quando entrou no ar o blog do governo de transição americano e, depois, o blog da Casa Branca. Segundo interlocutores do governo, os blogs de Barack Obama e do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, servem de modelo para o presidente brasileiro.

O governo quer atingir o público que utiliza a internet como principal meio de informação. Antes de lançar o blog, os responsáveis estão fazendo pilotos, montando layouts, experimentando linguagens. O segundo passo será criar um Twitter.

Em fevereiro, foi criado um Twitter falso do presidente. O acesso e a divulgação ampla das informações impressionaram e fizeram o governo acelerar a entrada de Lula no mundo virtual.

da Folha Online

O Palácio do Planalto quer a opinião dos internautas sobre blog da Presidência da República, que deve estrear em julho. Para isso abriu uma consulta pública na internet com várias perguntas aos internautas.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o objetivo é saber o que os internautas esperam do blog tanto em relação ao conteúdo quanto à parte técnica.

A página de consulta ficará no ar até 7 de julho. O preenchimento do questionário é anônimo, segundo a secretaria.

"No Brasil, não existem informações atualizadas, mas algumas estimativas apontam entre um e dois milhões de blogs ativos, aqueles que são atualizados ao menos uma vez a cada três meses. E 75% desses blogueiros são jovens de até 25 anos de idade, que não querem mais ser apenas consumidores de informação, mas também produtores e disseminadores de palavras e imagens. É a essa imensa rede que a Presidência da República pretende se conectar, por intermédio do Blog do Planalto", diz a secretaria.

sábado, 20 de junho de 2009

O (en)canto do blog: A Petrobras criou o seu blog e mostrou um caminho sem volta e sem filtros, avalia Nassar

Sábado, 20 de junho de 2009, 07h55


Paulo Nassar
De São Paulo

Os intermediários parecem perder poder, pelo menos no mundo da comunicação. Vê-se enfraquecerem os que fazem o meio de campo entre as chamadas fontes de informação e a sociedade, os veículos de comunicação de massa tradicionais - jornais, revistas, rádios, televisões filhos de uma era em que para se comunicar de maneira ampla eram necessários aparatos tecnológicos identificados a olho nu: grandes antenas retransmissoras ou grandes instalações industriais para abrigar impressoras enormes. Propagandear, vender, entreter, comunicar era sinônimo de especialista, muita máquina e muito fio.

A comunicação agora é intensiva, muito mais leve, mais software. Dispõe de grande oferta de mídias novas, inimigas de especialistas e intermediários. Hoje você acorda com o canto dos blogs e o trinado do twitter.

A era exclusiva do rádio, da televisão e da imprensa escrita passou. O agora comunicativo são todas as eras mais o tempo do Eu-mídia, em que pessoas, empresas e instituições são donas das suas próprias mídias. Um tempo de relações públicas intensivas, em que todos são jornalistas, publicitários e relações-públicas.

Acionistas e famílias proprietárias de mídia do tempo em que poucos eram exclusivamente os emissores de mensagens endereçadas para milhões de receptores, passivos e infantilizados, não gostam do que estão vendo: as novas mídias diretas, que corroem poder, faturamento, jornalismo commodity e a desmoralizada agenda setting.

Hoje, no extremo, todos podem influenciar todos. Afinal, agora, sem intermediários, milhões podem expor seus pontos de vista nesse mundo de controvérsias ambientais, econômicas e sociais. Não há mais unanimidade. Quem não é otimista ou vive uma crise financeira ou profissional vê o caso como barbárie digital.

A Petrobras criou o seu blog e mostrou um caminho sem volta e sem filtros. Logo, muitas outras empresas e instituições repetirão a iniciativa. Diante da mídia da fonte, as redações terão que fazer jornalismo com competência para ser crível: selecionar informações, interpretar e opinar com qualidade. Apenas começa a discussão das regras para a gestão dessa e de outras mídias digitais, que são legais e legitimas, e estão à disposição da comunicação empresarial. Mãos à obra: discutir democraticamente uma nova deontologia, porque McLuhan tinha razão: "o meio é a mensagem".


Paulo Nassar é professor da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). Autor de inúmeros livros, entre eles O que é Comunicação Empresarial, A Comunicação da Pequena Empresa, e Tudo é Comunicação.

Fale com Paulo Nassar: paulo_nassar@terra.com.br

domingo, 14 de junho de 2009

Blogs about: Paim

Clique no endereço seguinte, para acessar

Blogs about: Paim


http://www.blogged.com/about/paim/